quarta-feira, 24 de junho de 2009

Viva São João!!!!


Festa junina é uma mega colcha de retalhos de tradições, crendices, brincadeiras e diversão...

"A fogueira ardia no meio do terreiro da casa rural. As bandeirolas coloridas seguiam reta ou se entrelaçavam cobrindo toda á área com diversas cores: vermelho, azul, amarelo, verde, branco. Um homem, em pé, de chapéu de palha, fazia gemer a sua sanfona. Crianças, rapazes e moças se divertiam soltando fogos, desde os inocentes traques de massa até os perigosos busca-pés. Vez em quando, alguém soltava um foguete.
O estouro de bombas. “Cuidado com as flechas, quando caírem!” os cuidados de uma mãe. Alguém mexia nas brasas da fogueira.O fogo consumia tudo. Outros alimentavam o fogo jogando paus e madeira dentro, acocorada uma mulher assava milho, em um pedaço de tição, retirado da fogaréu." (Célio Nunes)

_________________________________________________________________________________________________

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.



É dele o papel de destaque no ciclo de festas em junho. Inclusive é em homenagem a São João que se chamam “joaninas” as celebrações realizadas no período. Ele está relacionado com o fogo lendário das fogueiras e sua adoração era tradicional na Península Ibérica, que foi trazida ao Brasil pelos jesuítas.

Primo de Jesus

Nascido em 24 de junho, alguns meses antes de Jesus, São João Batista é filho de Isabel, prima de Maria, que anunciou a vinda do Messias e foi chamado de precursor do povo judeu.

Fogueira

Segundo a lenda, Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada, a distância, no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.

Pregador e batista

Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão. Ficou conhecido pela prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas desse rio, tornando-se, por isso, uma tradição no cristianismo.


=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário