quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um pouco sobre Amizade...

"Hoje eu diria que perder amigos não só é inevitável, como essencial.

Não adianta. Você pode até querer ser o mesmo a vida inteira e/ou ser amigo de todo mundo, mas isso é humanamente impossível, da mesma forma que é impossível agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo. 'Quem é amigo de todo mundo, não é amigo de ninguém' e assim vai. Amigos vem e vão e quando não são as circunstâncias cotidianas que os levam, é a própria morte, ou seja, não existem muitas alternativas. Mais cedo ou mais tarde as diferenças se revelam e resta apenas o que é importante, ou não resta nada.
Fato: se a amizade não perdura, é por que ela, de fato, não era tão importante assim. É ilusão achar que teve um grande amigo sendo que a amizade acabou por desentendimentos óbvios. Só se perde um grande amigo, de verdade, quando ele morre. Fora isso, é ilusão achar que o que aconteceu foi amizade. O que aconteceu, na verdade, foi um grande equívoco, apenas.

Mas não esquento mais a cabeça com isso não. Hoje em dia eu gosto da maioria das pessoas que estão a minha volta e gosto de interagir com elas, mesmo. Mas não vai muito, além disso. Hoje em dia me considero drasticamente reclusa e reservada. Pode não parecer pela 'exposição' que tenho aqui no blog e em outros lugares virtuais.
Numa altura da minha vida, daquelas pelas quais todos passamos, tive a felicidade de conhecer uma pessoa muito especial, que veio a ser muito importante para mim. Aliás, continua sendo. Ultimamente tenho sentido saudades. É engraçado como a vida num momento de tanto futuro vindo feito um tufão, me leva para tão perto do passado e das tuas mãos.

Eu poderia definir nossa amizade como algo recuperável, já que, fomos verdadeiramente amigas...[...]

Um dia nos tiram alguma coisa e não adianta se prevenir, se precaver ou ficar atento. Isso vai acontecer. Ninguém sai da vida inteiro e os que saíram, bom, eu não os conheci. Uma noite você vai estar perdida ou tão despercebida que irão tirar sua intimidade, e acredite: você vai sentir que anda nua por toda a vida. Um dia vão lhe tirar um riso, uma oportunidade, um direito, algo que você mais gosta ou aquilo que você mais preza. Talvez você perceba na hora, talvez você só perceba muito tempo depois. Não quero parecer pessimista, mas a realidade é assim. Acredite no que te digo: o que vão tirar de você é irrecuperável.

Ter do que se lembrar não nos remete a fotografias e vídeos, nem a memória viva da face daqueles que amamos, embora isso possa parecer egoísmo, mas uma saudade forte é ainda poder saber a intensidade de como nos sentimos naquele momento em que tudo isso fez parte de nós. Saudade que faz falta é quando nos olhamos ainda na infância, brincando em balanços e parece que o vento nunca parou de nos tocar a face e de levantar nossos cabelos. Então a saudade não está em lembrar, saudade é ainda poder sentir.
E então, ver o que se sente dói bem mais. Porque a dor e as coisas que se sente tem rosto, tem voz, tem cheiro, e principalmente tem uma parte da gente que nunca mais vai voltar.

Enfim… Em relação a amizades, eu acredito que tudo faz parte de um grande processo contínuo do que somos, do que queremos, do que fazemos e do que vivemos. Pessoas mudam: pra pior, pra melhor. Mas pessoalmente, eu prefiro exercitar a minha frustração sempre, assim não tenho surpresas desagradáveis ao longo do caminho. É certo que alguns sentimentos perduram, mas é preciso cuidar para que eles não se demonstrem doentios, viciados e degenerados. Por vezes nos curamos, por outras não, é uma questão pessoal. E eu nem sempre escolho o que me convém, pois nem sempre o que queremos a curto prazo, é o melhor. Na verdade isso é bem raro.

No meu caso, constatei que depois que você se afasta de fato das pessoas e vira meio que loba solitária por um tempo, é possível enxergar as coisas, as pessoas e as situações de uma outra forma.. E isso é muito positivo.

'Amigos são amigos independentemente de onde estejam...'

Precisava dizer isso a alguém... "

(Berkciara Marinho in: A Menina do All Star)

=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário