sábado, 4 de julho de 2009

Hj eu queria escrever...

Hoje queria escrever sobre nostalgia... Já fiz isso em outros posts... Inclusive muitas vezes implicitamente...

Mas hoje é diferente...

Também pelo fato de ter comentando no blog de uma veeeelha amiga (velha pelo passado saudoso e ñ pela idade viu...) e isso me deixou mais pensativa q o habitual... Comecei a relembrar bons tempos que ñ voltam mais... Isso é meio clichê né? Eu sei! Essa história de eu “era feliz e ñ sabia”, “bons tempos aqueles”, “tempos que não voltam”. Eu sei q tudo isso é “brega”, clichê, são frases prontas, etc, etc, etc... Mas e daí? Qual o problema em ser tudo isso? Qual o problema? Se é real, se existe na vida de todo mundo... Talvez esse seja o problema, as pessoas acham as coisas “repetitivas”, clichês, e acabam por não fazer, ou por não dizer, ou não VIVER! É por conta exatamente, dessa auto critica que às vezes a gente deixa a vida passar enquanto olhamos p/ ela e a criticamos, a julgamos, a insultamos, e no final: arrependemos-nos... Os únicos agredidos, na verdade, somos nós. Os únicos afetados.

E então, qual o problema em ser clichê?? O problema na verdade está em ser passivo, em ser complacente!

Mas não vamos confundir nostalgia com ilusão. É, exatamente isso! Pq muitas vezes a gente relembra um tempo em que “julgamos” ser mais felizes, mas sem lembrar que naquela época, não nos considerávamos assim... E os problemas q tínhamos? E as lamentações de sempre? E aquele problema que julgávamos sem solução? E aquela tristeza de uma outra época ainda mais passada? E a saudade de pessoas que já não estavam mais lá? Isso tudo também exista naquele tempo que dizemos ser a felicidade passada.

Na verdade, estamos colocando a culpa da nossa insatisfação atual num passado q julgamos ter sido melhor. Enquanto que, a culpa é nossa, só nossa. Mas isso não é ruim, não. Pq se a culpa é nossa então a melhoria também só depende de nós.

Ñ é que vamos banalizar e esquecer das coisas passadas. Nada disso. Mas, pra q banalizar o presente? Deixar de viver o hoje trocando-o pelas lembranças de um tempo q, como nós mesmos repetimos, não volta mais!? Dê a cada fase da sua vida a importância que ela merece e mais que isso, que ela TEM! Sabe aquela historia do: cada coisa em seu lugar? Pois bem, cada época em seu lugar! Faça do hoje um passado bom de lembrar no futuro. E q esse futuro seja ainda melhor q o passado relembrado! Depende mais de você...


*créditos p/ mim mesma, enfim... Depois de tantas citações e poucas postagens de autoria própria* (rsrsrsrsrsrs)


PS: ñ acostumem-se c/ esse meu “surto” de “romancista”, daqui a pouco ele passa... Precisava apenas colocá-lo em palavras! :P


E p/ ñ fugir da proposta real do blog:


“Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade, mas estou presa dentro de mim.”

(Clarice Lispector)


=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário